Ilhéus decreta situação de emergência em áreas atingidas por óleo


O Município declarou situação de emergência, por meio do decreto nº 099, de 25 de outubro de 2019, nas áreas afetadas pelo derramamento do resíduo. Ilhéus e mais 14 cidades estão incluídas no decreto estadual, assinado pelo governador da Bahia em exercício, João Leão, na terça-feira (29). A situação de emergência possibilita a liberação de recursos pelo Governo Federal para custear as operações realizadas nas praias, em decorrência das manchas de óleo que atingiram a costa da região Nordeste há mais de 50 dias.
O decreto segue a categorização Desastres Relacionados a Produtos Perigosos e contaminação de água (derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial, marinho e aquíferos), conforme estabelecido pela Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE). A verba viabiliza a manutenção dos serviços de limpeza, e também a aquisição de materiais para a coleta, armazenagem e transporte dos resíduos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo (Semde), junto à Marinha, 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Ilhéus e demais órgãos, entidades e instituições, montou um Comitê Interinstitucional para dialogar diretamente com o Comando Unificado de Incidentes, criado pelo governo estadual para deliberar ações das manchas de óleo no litoral baiano. A força-tarefa também conta com o apoio de voluntários em diversos pontos da cidade.

Na manhã desta quinta-feira (31), na sede da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), representantes da Bahia Mineração (Bamin) entregou ao Comitê, mais um carregamento de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s). O material ajudará centenas de voluntários a limparem as praias do município. O prefeito Mário Alexandre agradeceu considerando um ato de extrema importância frente a situação vivida nos últimos dias.

O momento contou com a participação da Marinha, Polícia Militar da Bahia, secretários, vereadores e representantes de movimentos abientais da cidade. Encontrou manchas de óleo na praia? Informe ao Corpo de Bombeiros Minlitar ou à Delegacia da Capitania dos Portos de Ilhéus. É recomendado que a população evite as áreas afetadas e não toque ou remova os resíduos sem a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário