Cenário econômico brasileiro pré-crise só deve ser recuperado em 2022, prevê levantamento

De acordo com levantamento feito pela agência de classificação de risco Austin Rating, baseado nas previsões do Boletim Focus (avanço de 2,17% em 2020 e 2,50% em 2021 do PIB), a recuperação da economia brasileira que atendesse a um patamar semelhante ao pré-crise só será atingida em maio de 2022.
Os dados levam em conta o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), diferentes cenários de crescimento real, e as projeções de mercado para o PIB (Produto Interno Bruto) contidas no Boletim Focus, publicado também pela autoridade monetária.
Segundo a previsão, nos cenários medianos, de crescimento 2% e 2,5% ao ano, o PIB voltaria ao mesmo nível de dezembro 2013 (148,75 pontos em outubro e março de 2022, respectivamente. Já o melhor cenário possível, de crescimento de 3% ao ano, levaria o PIB a superar de vez a recessão em novembro de 2021.
O PIB per capita também acompanharia esse ritmo, se recuperando da crise, também, apenas a partir de 2022.
Na última década, o indicador variou positivamente apenas 0,37%. Ou seja, embora a economia tenha avançado, o país não avançou muito em termos de desenvolvimento econômico.
Com informações do site Poder 360
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário