Secretaria de Saúde Educação e Assistência social de Barro Preto realiza Caminhada e chama atenção para a prevenção ao suicídio


Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 30, uma Caminhada em alusão a campanha do “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, pois, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, são 800 mil casos anualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“É muito importante que sejam adotadas estratégias de prevenção ao suicídio, com eficácia. Toda morte é uma tragédia para a família, amigos e colegas, pessoas que ficam para chorar e se lamentar por esta perda. Por conta disso, preparamos diversas palestras ao longo deste mês, para orientar, ajudar estas pessoas que muitas vezes não querem se matar, elas estão sofrendo, estão doentes e só querem acabar com essa dor, mas, infelizmente encontram o suicídio como meio e é isso que iremos combater . Devemos ajudá-los a enxergar outros meios para sanar essa dor, essa tristeza em que eles se encontram”, comenta a prefeita Ana Paula.

O objetivo é promover eventos que tenham espaço para debates sobre o suicídio e divulgar o tema, de forma que estejamos, acima de tudo, alertando a população sobre a importância de sua discussão e mostrando que existem outras formas de ajudá-los, de deixarem estes pensamentos e, valorizarem suas vidas, que são o bem mais precioso que eles têm.

“Durante o mês da campanha, realizamos palestras orientando nossa sociedade sobre o suicídio, alertando sobre os sinais. A caminhada é para finalizar a campanha que é, sem dúvida, muito importante, pois, trata sobre a valorização da vida e a valorização do próximo”, finaliza a secretária de saúde, Izabela Costa.


O Brasil criou, no ano de 2015, o “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio. A iniciativa é do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, é dessa forma a nossa prefeitura trabalhou o tema pelo NASF junto ao PSE e CRAS, durante todo o mês, fechando com essa lindíssima caminhada.

ASCOM: Prefeitura Municipal de Barro Preto
Prefeita Ana Paula vice- Mariano Macêdo
“ Governo Cuidando da nossa gente”
















Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário