Barro Preto: Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em ação!

A equipe NASF-AB Barro Preto, realizou nos dias 30/08/19 e 03/09/19 ações educativas em combate ao fumo. As ações foram realizadas no PSF – Eanes Ricardo e na Escola Municipal Virginia Mars localizada na fazenda Almirante.
No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo.
O ato de fumar e o maior problema de saúde pública de todo o mundo, especialmente em países desenvolvidos. Estima-se que, até 2025, 75% das mortes prematuras sejam decorrentes das doenças respiratórias provocadas pelo tabagismo. Um terço da população com idade em torno dos 15 anos éfumadora habitual e vive em países desenvolvidos.
São atribuídos a esse vício 90% dos casos de câncer de pulmão, 86% de bronquite e enfisema, 25% dos processos isquêmicos do coração e 30% dos cânceres extrapulmonares. Nos programas de combate ao tabagismo, os profissionais de saúde têm um papel importante junto da população devido a sua ação educativa, a fim de diminuir o número de pessoas fumadoras.
Disseminar informação para o grande público é sempre um desafio para a saúde pública. Por isso, o NASFdesenvolve campanhas educativas diferenciadas na área da saúde, com o objetivo de orientar a população divulgando informações para a promoção da saúde e qualidade de vida. ONASF agradece a toda equipe do PSF- Eanes Ricardo e da Escola Municipal Virginia Mars, pelo acolhimento, disponibilidade e parabeniza os profissionais que ali atuam. 

ASCOM: PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRO PRETO-BA
PREFEITA ANA PAULA - VICE MARIANO MACÊDO
“ GOVERNO CUIDANDO DA NOSSA GENTE”
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário