Ibicaraí – Creche Maria de Lourdes recebe o Programa Saúde na Escola (PSE)

Na manhã dessa sexta-feira 12, aconteceu mais uma edição do Programa Saúde na Escola (PSE), que é um programa do Governo Federal, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, tendo as coordenadoras Luciane Velanes pela Saúde, e Nelizia Ferreira pela Educação. O programa foi apresentado nas 22 escolas do município, sendo 19 municipais e 03 estaduais.
A ação de hoje aconteceu na Creche Maria de Lourdes, que fica no Bairro Agripino Monteiro, vizinho ao ginásio de esportes Nicelcio Bráulio, sendo apresentada noções de higiene bucal para os alunos. A ação contou com as presenças da cirurgiã dentista Emile Martins, que palestrou sobre as regras básicas de higiene bucal, apresentando de uma forma bem descontraída, os cuidados necessários para com a escovação. Emile contou com a ajuda da auxiliar de saúde bucal (ASB), Adriza Alves, que também fez a entrega de escovas para os alunos.
A enfermeira Claudia Nascimento, que presta serviço na Unidade Básica de Saúde Gerson Lopes, falou sobre a importância dessa parceria, que proporciona o conhecimento a todas as escolas do município, facilitando assim o trabalho realizado nas unidades.
Arlete Gomes Porto de Almeida, diretora da creche, enfatizou a importância da realização de ações desse nível, para agregar ao trabalho já realizado pela equipe da creche, que conta ainda com a vice-diretora Ângela Lins e a coordenadora Fabíola Cerqueira, tendo a coordenação geral da professora Luciene Rezende, que também esteve presente no evento. A creche hoje conta com 22 funcionários e tem 149 alunos matriculados nos dois turnos.
Nelízia Ferreira, coordenadora (Educação), falou sobre a importância do programa ser expandido também para as creches, apresentando as ações desde a pré-escola, com o propósito de formar o conceito de saúde bucal em todos os alunos da rede municipal.
Luciane Velanes, coordenadora (Saúde), enfatizou as 12 ações apresentadas pelo programa, viabilizando a parceria entre a Saúde e a Educação, fomentando em todas as unidades escolares, os conceitos básicos de saúde, que visam criar hábitos saudáveis, que possam ser reproduzidos nas seguintes gerações.
Marcaram presença também Letícia Ribeiro, Coordenadora da Vigilância Sanitária, com sua equipe, que apresentou um estande enfatizando a segurança alimentar. José Alberone, Chefe de Gabinete, falou representando o Prefeito Lula Brandão, que ainda se recupera de uma cirurgia. Ele reafirmou o compromisso da gestão, de levar benefícios para toda a população.
Demétrio Felix, coordenador da vigilância epidemiológica saúde do trabalho e endemias, juntamente com a sua equipe, também apresentaram um estande, ofertando repelentes para cada família que tem filhos na creche.
Para concluir a ação, foi servido um delicioso lanche para todos. As crianças se divertiram nos brinquedos do Tio Suli.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
Compartilhar no Google Plus

Sobre Bahia Extra

Melhor Site de Notícias da Bahia. Direção Erasmo Barbosa.