REFIS 2017

REFIS 2017

Município

[Ibicaraí e Região][twocolumns]

Municípios

[Municípios][bleft]

Verão tem início nesta quinta com temperaturas elevadas e possibilidade de chuvas fracas em Salvador

O verão tem início às 14h28 (horário de Brasília) desta quinta-feira (21), e a previsão é de temperaturas elevadas, céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas fracas em Salvador e na região metropolitana da capital baiana, conforme o setor de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). As temperaturas devem variar entre mínimas de 22°C e máximas de 33°C - mais altas que no ano passado, quando a máxima não passou de 30°C nos primeiros dias da estação. "Essa elevação das temperaturas já pode ser notada já no final da primavera. E isso é a característica do verão. Também temos dias mais longos e com maior claridade, por conta da maior radiação nesse lado do hemisfério nesse período. Então, o dia amanhece mais cedo e o sol se põe mais tarde. Em outras épocas do ano, temos o pôr-do-sol por volta das 17h30. No verão, o sol se põe depois das 18h", destaca o meteorologista do Inema, Heráclio Alves. 
Com o aumento na incidência de radiação solar, característico do verão, ocorre a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Essa condição, segundo o Inema, pode ser observada na previsão para esta quinta-feira e para a sexta (22), quando os IUVs deverão oscilar de 12 a 13. Esses números indicam que os IUVs estão na categoria “Extrema”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, recomendam-se cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, a exemplo do uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente nos horários entre as 10 e as 16 horas, quando os efeitos nocivos dos raios solares são maiores. Nas regiões do recôncavo, sudoeste e sul da Bahia, além das altas temperaturas (máximas de até 34°C°), a umidade vinda do Oceano Atlântico influencia a ocorrerência de chuvas fracas.
Nas regiões da Chapada Diamantina, São Francisco, Norte e Nordeste, onde essa massa de ar atua com mais intensidade, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas. Além de deixar o tempo seco, a permanência desse sistema também mantém as temperaturas elevadas nessas regiões, com máximas variando entre 30°C (na Chapada Diamantina) e 36°C (no São Francisco). A umidade vinda da Amazônia poderá ainda contribuir com a ocorrência de chuvas fracas no oeste baiano, onde também são esperadas máximas de até 36°C. (G1)
Poste um Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

No comments :


Geral

[Geral][twocolumns]

.

.

Esporte

[Esporte][bleft]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Jurídicas

[Jurídicas][bleft]