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Estudo revela que mulheres dormem muito mal depois dos 40

Uma pesquisa recente publicada nos Estados Unidos, realizada pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde concluiu que uma em cada três mulheres com idades variantes entre 40 e 59 anos dorme, diariamente, um período inferior a 7 horas. O estudo contou com a participação de 2.800 mulheres e foi encabeçado pelo ntro de Controle e Prevenção de Doenças do Departamento de Saúde Norte-Americano e também revelou que 19,4% das mulheres têm dificuldades para dormir em quatro ou mais noites a cada semana. Além disso, metade delas não se sente completamente descansada após acordar quatro ou mais vezes por semana. 
Uma boa noite de sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo e pode prevenir doenças. A falta de sono pode ocasionar diversas complicações que, se forem somadas, podem desencadear diversos distúrbios, como a apneia, caracterizada pela oscilação da respiração durante a noite, de modo que ela pode parar e voltar diversas vezes. 
O estresse, a ansiedade, a obesidade, o sedentarismo, problemas respiratórios e o uso exagerado de aparelhos eletrônicos como tablets e smartphones são alguns fatores que podem desencadear uma noite de sono conturbada. O consumo exagerado de cafeína e alimentos pesados que tem a digestão dificil durante a noite também pode contribuir com o problema. 
Segundo especialistas, é de fundamental importância que seja realizada a "higiene do sono", ou seja, a prática de hábitos saudáveis na hora de adormecer. "A higiene do sono é um grande equalizador para deixar esse momento tão importante em equilíbrio. O conceito está diretamente relacionado à luz", conta Fátima Dumas Cintra, especialista em cardiologiapela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e professora de cardiologia pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp).
A médica explica também que a melatonina, hormônio diretamente ligado à qualidade do sono, só é produzida quando estamos no escuro. "A luz elétrica fez com que perdêssemos a qualidade do sono, por isso a luminosidade do celular e do computador prejudica esse sistema do cérebro. Então, é fundamental que usemos o quarto como um local para dormir e não fiquemos, durante a noite, com o celular em mãos, como muita gente faz, até ‘pegar no sono'" esclarece ela.
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