Ibicaraí e Região

[Ibicaraí e Região][twocolumns]

Bastidores da Política

[Bastidores da Política][bleft]

Copa de 2018 pode ter seis jogadores brasileiros em outras seleções

ACopa do Mundo do próximo ano pode ter até seis jogadores nascidos no Brasil em campo por outras seleções. Todos saíram logo cedo do país e acabaram por optar por defender os países onde construíram uma carreira profissional mais duradoura. A tendência é o país ter representantes que foram exportados para as seleções da Rússia, Polônia, Espanha e Portugal. Entre os candidatos a jogar a Copa do Mundo por seleções que adotaram, o zagueiro Thiago Cionek, de 31 anos, está bem cotado. Curitibano de nascimento, o defensor é bisneto de imigrantes poloneses e está presente nas convocações da equipe desde 2014. "Joguei quatro anos no futebol da Polônia e quis me naturalizar mais pela questão cultural e familiar. Sempre vivi cercado pela cultura polonesa", afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo.
O jogador, que agora está no Palermo, da Itália, defendeu a Polônia na última Eurocopa e em seis partidas das Eliminatórias Europeias. "A torcida do time onde eu jogava (Jagiellonia Bialystok) até fez abaixo assinado para agilizar e me apoiar no processo de documentação. Mas confesso que não esperava ter espaço na seleção", disse Thiago Cionek. O zagueiro Pepe deve defender Portugal pela terceira vez em uma Copa do Mundo. O veterano de 34 anos é presença praticamente certa na lista. O país-sede pode ter dois brasileiros no elenco. Há 10 anos na Rússia, o goleiro Guilherme Marinato tem defendido a seleção desde 2015 e é reserva na posição. Quem começou a ter espaço neste ano e já foi titular é o lateral-direito Mário Fernandes, do CSKA Moscou. Em 2014 ele jogou pelo Brasil em um amistoso contra o Japão.
A Espanha pode ter mais dois jogadores nascidos no Brasil. Os atacantes Rodrigo Moreno, do Valencia, e Diego Costa, do Atlético de Madrid, atuaram pela equipe nos últimos anos. A possível lista de jogadores na Copa do Mundo tem ainda dois nomes com cidadania brasileira. Filho do tetracampeão Mazinho, o meia Thiago Alcântara nasceu na Itália e joga pela Espanha. O zagueiro suíço Léo Lacroix tem mãe brasileira e deve ser adversário da seleção na estreia do Mundial. Confira a relação de brasileiros que jogaram em Copas do Mundo por outras seleções:

Guarisi - 1934 (Itália)

Mazzola - 1962 (Itália)

Sormani - 1962 (Itália)

Alexandre Guimarães - 1990 (Costa Rica)

Wagner Lopes - 1998 (Japão)

Oliveira - 1998 (Bélgica)

Clayton - 1998 e 2002 (Tunísia)

Alex - 2002 e 2006 (Japão)

Sinha - 2006 (México)

Marcos Senna - 2006 (Espanha)

Francileudo Santos - 2006 (Tunísia)

Deco - 2006 e 2010 (Portugal)

Cacau - 2010 (Alemanha)

Túlio Tanaka - 2010 (Japão)

Benny Feilhaber - 2010 (Estados Unidos)

Liedson - 2010 (Portugal)

Pepe - 2010 e 2014 (Portugal)

Thiago Motta - 2014 (Itália)

Sammir - 2014 (Croácia)

Eduardo da Silva - 2014 (Croácia)

Diego Costa - 2014 (Espanha)

Com informações do Estadão Conteúdo.
Poste um Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

No comments :


Geral

[Geral][twocolumns]

.

.

Esporte

[Esporte][bleft]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Jurídicas

[Jurídicas][bleft]