Ibicaraí e Região

[Ibicaraí e Região][twocolumns]

Bastidores da Política

[Bastidores da Política][bleft]

PRIMEIRA FÁBRICA ESCOLA DE CHOCOLATE É INAUGURADA EM GANDU

Escola do Chocolate é inaugurada em Gandu|| Foto Alberto Coutinho

   A Secretaria de Educação da Bahia inaugurou, na sexta-feira (6), em Gandu, a primeira Fábrica Escola de Cacau e Chocolate no estado. A unidade pertence ao Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (Cetep Baixo Sul) e atende mais de 1.100 estudantes.
   Durante a inauguração da Fábrica Escola, o governador Rui Costa, destacou que, além da formação profissional de baianos, a unidade representa um investimento na cultura alimentar como uma forma de promover uma identidade cultural nos territórios. “Com estas fábricas escolas, nós queremos estimular, capacitar e transferir tecnologia para a nossa juventude”. Outras fábricas escolas serão inauguradas em outros municípios.
   A fábrica escola vai atender a mais de 250 alunos – mais de 100 do curso de nutrição e cerca de 150 das formações de administração, contabilidade e finanças. De acordo com o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, “o essencial deste novo perfil de equipamento foi que a Secretaria passou a enxergar a importância da economia da territorialidade e cultura de cada lugar”.
   Para a estudante de nutrição, Débora Nascimento, a fábrica vai preparar melhor os estudantes para o mercado de trabalho e uma formação mais completa. “A fábrica é um suporte importante para nós, principalmente para os estudantes de nutrição, porque é uma garantia de um estágio e tudo o que a gente vem aprendendo em sala de aula a gente pode colocar em prática aqui com um fruto tão significativo para a região, que é o cacau”, contou a estudante.

PRÓXIMAS FÁBRICAS ESCOLAS
Estudantes de Gandu são primeiros benefícios com fábrica escola|| Foto Alberto Coutinho

   Além da Fábrica Escola do Cacau e do Chocolate, já estão previstas mais três unidades, com instalação até o final deste ano. A Fábrica Escola de Maniçoba, em Cruz das Almas, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para trabalhar a cadeia da mandiocultura e seus subprodutos, como o beiju, biscoitos, a farinha e a própria maniçoba.
    Em Valença, a Fábrica Escola Moqueca vai desenvolver tecnologias de processamento de pescado e mariscos e o desenvolvimento e aperfeiçoamento de pratos típicos regionais. Além da Fábrica Escola de Fumeiro, em Maragogipe, para o processamento de carne suína, pescados e mariscos, principalmente a defumação, em parceria com comunidades quilombolas.
   Além de inaugurar a fábrica escola, o governador Rui Costa anunciou investimento de R$ 9 milhões para fazer a estrada que liga as cidades de Gandu e Ibirataia. “Eu sei que o povo está muito feliz com essa iniciativa. Também vamos estender o asfalto até o centro da cidade de Gandu”, afirmou o governador.
Poste um Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

No comments :


Geral

[Geral][twocolumns]

.

.

Esporte

[Esporte][bleft]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Jurídicas

[Jurídicas][bleft]