Ibicaraí e Região

[Ibicaraí e Região][twocolumns]

Bastidores da Política

[Bastidores da Política][bleft]

ITABUNA: MUTIRÃO ONCOLÓGICO AMPLIA ATENDIMENTOS DE 450 PARA 690

A Campanha Outubro Rosa de 2017 vai chegando à sua reta final e “os resultados preliminares registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Itabuna têm sido surpreendentes”. É o que aponta a secretária municipal, Lísias Miranda São Mateus, que relatou que a Prefeitura de Itabuna, através da SMS e do Centro de Prevenção em Oncologia (CEPRON) permitiu a ampliação de atendimentos em mais 240 consultas extras, realizadas sempre nas quartas-feiras, no Mutirão Oncológico.
Segundo Kiliane Silva Oliveira, coordenadora do CEPRON, o mutirão surgiu do próprio engrandecimento da campanha Outubro Rosa no Brasil e em Itabuna, que teve novidade nos atendimentos neste ano. “Em 2017, nós aproveitamos essa explosão que sempre acontece em relação à prevenção do câncer de mama e estamos procedendo também o encaminhamento para que as mulheres façam os exames de prevenção do câncer do colo do útero, tão importante quanto”.
Durante os atendimentos, as mulheres, além de passarem pelos exames e consultas com médicos especialistas, ainda assistem às palestras. “Normalmente, o CEPRON faz cerca de 450 atendimentos por mês. Com o Outubro Rosa, esse número já chega a 690 atendimentos, em resultados que ainda não foram completamente totalizados. Então, efetivamente a campanha tem sensibilizado de um modo muito especial o público-alvo (as mulheres com idade entre 50 e 70 anos e as mulheres mais jovens que possuem histórico de câncer na família). Como também estamos efetuando um trabalho de rastreamento do câncer do colo de útero, incentivamos as mulheres com idade entre 25 e 64 anos a procederem os exames preventivos; especialmente, a gente destaca, aquelas que têm histórico de câncer na família”, esclareceu Kiliane.
Para Feliciana Andrade Santos, 58 anos, moradora do bairro Sarinha Alcântara, a campanha Outubro Rosa é muito importante porque faz com que as mulheres não deixem passar de forma despercebida uma realidade constante. “Eu sou cliente do CEPRON há dois anos e meio, passei pelo processo de tratamento do câncer de mama. É importante que todas as mulheres façam os exames e, se for o caso, passe pelo tratamento, porque, se não cuidar, pode ser tarde”, disse com a firmeza de quem passou pelo tratamento e dá o exemplo de força e coragem.
A CAMPANHA OUTUBRO ROSA
A campanha Outubro Rosa foi lançada no início da década de 1990, nos Estados Unidos, quando vários estados passaram a realizar durante o mês de outubro, ações isoladas de prevenção ao câncer de mama. Aos poucos, essas ações foram melhor articuladas e ganharam o apoio de importantes centros de saúde, de pesquisas e da mídia com um todo. O símbolo da campanha (o laço rosa) foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.
CONHEÇA O CEPRON
Em Itabuna, a campanha Outubro Rosa conta com o reforço das ações da Secretaria de Saúde e do CEPRON. O centro funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 17h, atuando na prevenção e no tratamento não só do câncer de mama, mas também o de colo do útero, o de pele e o de próstata. Além de atender à demanda da cidade de Itabuna, o CEPRON atende também aos municípios próximos que são pactuados. Para receber o atendimento, a pessoa interessada deve dirigir-se ao seu clínico no posto de saúde mais próximo e solicitar o encaminhamento. Após, basta dirigir-se ao CEPRON, portando o encaminhamento, o cartão do SUS, um documento de identificação e um comprovante de residência atualizado. O CEPRON funciona na Avenida Fernando Cordier (Beira-Rio), 122 – Centro. O telefone para contato é o (73) 3215 6620.
Poste um Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

No comments :


Geral

[Geral][twocolumns]

.

.

Esporte

[Esporte][bleft]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Jurídicas

[Jurídicas][bleft]