Ibicaraí e Região

[Ibicaraí e Região][twocolumns]

Bastidores da Política

[Bastidores da Política][bleft]

Descoberto astrolábio que pertencia à esquadra de Vasco da Gama

   Pedro Álvares Cabral e sua trupe só conseguiram dar as caras no Brasil em 1500 porque aprenderam com os melhores: foi o povo português que inaugurou a chamada Era das Navegações ainda no século 15, dominando os sete mares e expandindo seus territórios por todo o globo. Ao lado de Fernão de Magalhães, o capitão Vasco da Gama é considerado um dos expoentes desse período, tendo assinado a façanha de cumprir a rota direta até a Índia pela primeira vez na história. Além de confiar em embarcações de primeira linha, mapas elaborados e na boa e velha ajudinha do vento, era ideal dominar também o uso de instrumentos de navegação. 
    Guiados por equipamentos como o astrolábio, os portugueses diminuíam suas chances de se perder na imensidão azul. A ferramenta era utilizada por marinheiros para medir a altura do Sol durante as viagens. Assim, conseguia-se estimar a localização aproximada do barco a partir da posição do astro no céu ao longo do dia. A descoberta de um dos astrolábios utilizados pela tripulação de Vasco da Gama foi revelada recentemente.
    O objeto era um dos 3 mil artefatos que estavam entre os restos de um navio naufragado na costa de Omã, descobertos em 2014. Acontece que, até então, o objeto não havia sido estudado com detalhes. Coube a um grupo de cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, confirmar a hipótese de que se tratava mesmo de um astrolábio. Análises feitas com escaneamento a laser revelaram as marcações ao longo do disco, separadas 5º entre si — justamente as medições usadas pelos marinheiros para acompanhar o Sol. (Superinteressante)
Poste um Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

No comments :


Geral

[Geral][twocolumns]

.

.

Esporte

[Esporte][bleft]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Jurídicas

[Jurídicas][bleft]