Ibicaraí e Região

[Ibicaraí e Região][twocolumns]

Bastidores da Política

[Bastidores da Política][bleft]

Especialistas alertam que distritão ou distrital misto vão gerar distorções

  A cada reunião de comissão, audiência pública ou até mesmo um breve encontro de três ou mais deputados no cafezinho do plenário da Câmara, surge uma nova ideia para mudar o sistema eleitoral brasileiro. As propostas se misturam e fórmulas nunca testadas no mundo podem se tornar realidade no país nas próximas eleições. Especialistas alertam para os riscos do ineditismo e para a importância da participação da sociedade no debate. 
   Uma das mudanças defendidas com mais ênfase é sobre o sistema de votos proporcionais. Entre as ideias, estão o chamado distritão, o distrital misto e até um inventado distritão misto. Na opinião do diretor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Calmon, não existe um sistema ideal, todos têm vantagens e desvantagens. 
  Mas é possível ter certeza de que o atual modelo eleitoral para deputados federais, estaduais, distritais e vereadores — proporcional com lista aberta — está inadequado. “O melhor sistema é aquele que consegue atender bem ao critério da representatividade da sociedade e que tenha facilidade para construir soluções para os problemas desta sociedade, e isso não acontece”, diz Calmon. (Correio Braziliense)
Poste um Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

No comments :


Geral

[Geral][twocolumns]

.

.

Esporte

[Esporte][bleft]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Jurídicas

[Jurídicas][bleft]