Município

[Ibicaraí e Região][twocolumns]

Municípios

[Municípios][bleft]

Cerca de 12 mil pessoas deixaram de ter plano de saúde na Bahia em 2015

  O aumento do desemprego e a queda da renda do trabalhador impactou até em uma das despesas consideradas essenciais para a população: a saúde. Dados comparativos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015, 12.641 pessoas deixaram de ter plano de saúde na Bahia. Em comparação aos últimos cinco anos, 2015 foi o primeiro que registrou queda no número de pessoas com planos assistenciais. 
  O levantamento da ANS aponta que no Brasil, em 2015, mais de 196 mil pessoas deixaram de ter planos e agora dependem ou do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de atendimento particular. A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) confirmou os números da ANS e declarou, em nota, que o decréscimo é inédito e em consequência da crise econômica e do aumento na taxa de desemprego no país, uma vez que a diminuição verificada foi mais acentuada nos planos empresariais coletivos. Mas não é só isso. O cenário também aponta para a perda de renda de usuários como a aposentada Edjan Sales, 52 anos.
    Manter o plano de saúde lhe custava 40% de tudo o que ganhava e ela não viu outra saída a não ser o cancelamento. “Quando eu utilizava mais, a fatura chegava a custar R$ 600 com a coparticipação. Relutei bastante em tomar a decisão, mas já estava pagando os últimos meses com atraso”, lembrou. Em dezembro, Edjan aproveitou o décimo terceiro, quitou as faturas em aberto e pediu a extinção do serviço. “Cheguei a pesquisar outros planos, mas era tudo caro”, falou. “Atualmente, eu faço alguns tratamentos no SUS e em clínicas populares”, completa, assegurando que suas despesas com saúde caíram pela metade.
Poste um Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

No comments :


Geral

[Geral][twocolumns]

.

.

Esporte

[Esporte][bleft]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Jurídicas

[Jurídicas][bleft]