Município

[Ibicaraí e Região][twocolumns]

Municípios

[Municípios][bleft]

Anticorpos da dengue agravam infecção por zika, sugere estudo

  Um estudo de pesquisadores norte-americanos sugere que anticorpos produzidos contra a dengue podem agravar a situação de pacientes com o vírus da zika. O estudo foi disponibilizado como "preprint", uma versão anterior à publicada em revista para poder ser discutida e conhecida por outros cientistas. Isso aconteceria porque a dengue e a zika estão intimamente ligadas.    
    Essa ideia já havia sido levantada por Scott Halstead, uma das maiores autoridades do mundo quando o assunto é vírus transmitidos por mosquitos. "Anticorpos da dengue estão tornando o vírus da zika mais complexo. Talvez, a partir de uma determinada concentração de vírus, ele ganhe a capacidade de atravessar a placenta", afirma. Os pesquisadores da Florida Gulf Coast University e do Instituto de Pesquisa Walter Reed Army testaram o potencial de neutralização e agravamento dos anticorpos da dengue e dos soros imunes contra a zika.
    Ficou evidenciado que os anticorpos não neutralizam, mas aumentam a infecção por zika. O agravamento da zika por conta dos anticorpos produzidos contra a dengue poderia estar por trás do aumento dos casos de microcefalias em bebês e de síndrome de Guillain-Barré em adultos. Os resultados apontam que em áreas onde há uma endemia de dengue, o vírus da zika pode ser transmitido mais rapidamente e persistir com mais força do que o esperado em áreas onde há apenas a transmissão por zika. Segundo o estudo, isso está sendo observado na região do Pacífico e nas Américas. Os pesquisadores acreditam que um melhor entendimento sobre a relação entre zika e dengue poderá ser importante para a implementação de estratégias e produção de novas vacinas contra os vírus.
Poste um Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

No comments :


Geral

[Geral][twocolumns]

.

.

Esporte

[Esporte][bleft]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Jurídicas

[Jurídicas][bleft]